terça-feira, 17 de junho de 2008

Estagiários de geografia

Na verdade, Geografia se aprende pra toda a vida e de maio a julho recebemos no núcleo EJA III Saco Grande a colaboração dos estagiários Cássio, Educardo, Alcionei e Harideva conforme a grade de prática e metodologia de ensino do curso de Geografia. Sob a coordenação dos professores da UFSC Angela e Paulino os estagiarios tiveram uma rica experiência de prática docente na proposta da Eja Florianópolis.
Depois de algumas aulas assistidas e outras praticadas, os estagiários propuseram temas desde cartografia até plano diretor sempre contextualizando o bairro onde as duas escolas estão localizadas.
Foram bem criativos ao utilizar recursos simples para mostrar fuso horario, latitude, longitude, translação, etc e também utilizando documentarios.
No processo, contaram com a participação de toda a equipe docente e a coordenadoria em especial os professores de área: Bruno Severino, geografia, e Mariceia Villas Boas, de ciências.
Após a experiência da prática os estagiarios apresentaram o seu trabalho final aos coordenadores do estágio e contaram com a participação dos professores Bruno Severino, geografia, e de Maricéia Villas Boas, de ciências.
Na ocasião os estagiários acharam interessante o processo adotado pela Educação de Jovens e Adultos e os coordenadores da UFSC de mostraram interessados em continuar a parceria.

Um comentário:

  1. Com a participação dos estagiários do Curso de Geografia da UFSC, os alunos do Núcleo Saco Grande/João Paulo, tiveram a possibilidade de diversificar seu aprendizado e mostrar aos estagiários de como o método ensino/aprendizagem utilizado pela EJA Florianópolis funciona na prática.
    Em suas aulas práticas, os mesmos demostraram muita criatividade e todos ganharam com a vinda destes ao nosso Núcleo, professores, alunos e os próprios estagiários.
    Foi muito construtiva a participação dos estagiários junto a equipe de professores e aos alunos da EJA. Espero que esta experiência possa ser repetida novamente.
    Abraços a todos.
    Prof. Maricéia Villas Boas

    ResponderExcluir