sábado, 27 de setembro de 2008

Semana de Alfabetização e da Paz - Exposição

A semana da alfabetização na Eja núcleo III foi um marco. A coordenadora Margareth propôs aos alunos e à equipe docente estimular a produção de obras de artes. Interessante foi ver a participação dos alunos. Sob a proposta efetiva do professor de artes Pedro, os alunos tiveram aula de inscrições rupestres. A metodologia adotada pelo professor Pedro foi a de propor aos alunos obras de artes, a partir de materiais - se possível reciclados - que tivessem como pano de fundo os desenhos de nossos primeiros habitantes - os Carijós. A iniciativa dos alunos foi surpreendente. Eles mesmos fizeram suas obras e as entregaram para a exposição. As produções de artes não só movilizaram com o tema de inscrições rupestres. A professora de ciências Maricéia propôs que fizessem um cartaz, em forma de flanelógrafo sobre o manguezal. Os alunos da alfabetização refizeram um outro flanelógrafo com motivos de mangue.

Na ocasião expusemos também maquetes e outras obras vinculadas as pesquisas e produções de textos da Alfabetização. Ficou bem criativo e uma produção própria deles. Na exposição oferecida pela prefeitura, os alunos visualizaram suas produções e a de outros colegas de núcleo e de outros núcleos.

Infelizmente, a falta de cuidado imperou na exposição. Começando pelo deslocamento das produções dos alunos. O Aluno Valdomiro por exemplo, não pode observar sua obra (uma linda cesta de pães con motivos de inscrições rupestres desenhadas nos próprios pães) porque chegou lá na UFSC e sua cesta estava despedaçada. Nas fotos ainda restou sua cesta inteira. Exigia-se no mínimo um rigor por parte da equipe de eventos responsável pela vigia das produções dos alunos. Em relação a isso também ficou nítido a falta de educação de alunos e professores. A observação de um objeto de arte nem sempre precisa ser tocada, e caso necessite pelo menos um cuidado maior deveriam ter. A mesma cesta, por exemplo, teve até seus pães furtados. A errônea mania do brasileiro de tocar tudo para "ver" faz uma má fama, e verdadeira. O flanelógrafo da Alfa, por exemplo, que estava no chão, uma vez ou outra era pisado pelos "observadores".
Outro ítem que chamou nossa atenção foram as produções. Muito ricas e criativas, mas vimos que pelo menos as nossas foram feitas com 90% de inspiração e autoria dos próprios alunos.

Um comentário:

  1. A Semana da Alfabetização, promovida pela Coordenação da EJA, foi realmente muito significante para todos, em todos os sentidos.
    Parabenizo os alunos do Núcleo Centro III Saco Grande/João Paulo por suas produções individuais e coletivas, orientadas pelos professores do núcleo.
    Nosso Núcleo pode apresentar depoimentos de vários alunos e professores, quadros representando a arte rupestre, painéis mostrando a importância dos Manguezais como fonte de abrigo, proteção e alimento para diferentes espécies animais até chegar ao homem. Isto foi importante para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, pois estes puderam relacionar o ambiente onde nasceu e cresceu o Bairro Saco Grande/João Paulo e de como ele está hoje devido a ocupação desordenada do mesmo.
    Os alunos puderam mostrar ainda outras produções, que infelizmente foram danificadas por não terem recebido proteção e cuidados necessários.
    Fica aqui a solicitação de que na próxima oportunidade, os organizadores da Semana de Alfabetização, possam controlar melhor este tipo de situação, e que haja disponibilidade de veículos para transportar não só os trabalhos, como os próprios alunos.
    Mais uma vez, parabéns a todos os alunos e professores pelo esforço e disponibilidade de participarem deste grande momento da vida de todos.
    Prof. Maricéia S. Villas Boas

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