Este é um espaço para compartilhar com você as atividades do Núcleo Centro III compreendendo os bairros Saco Grande e João Paulo.
Agradecemos a todos os alunos por fazerem desse núcleo um ambiente de éxito.
Este es un espacio para compartir con ustedes las actividades del Núcleo Centro III comprendiendo los barrios Saco Grande y João Paulo.
Agradecemos a todos los alumnos por sus participaciones en este núcleo y por transformaren el colegio en un ambiente de éxito.
O projeto Teatro/educação realizou no período de 19 a 28 de novembro de 2008 a I Mostra de Teatro Educação com apresentações no Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro Multiuso de São josé, na Eletrosul, no Instituto Estadual de Educação, no CFH da UFSC e nas escolas José do Valle Pereira e América Dutra Machado. O núcleo Saco Grande/João Paulo, como todos sabem, fez parte desse projeto coordenado e dirigido por Carlos Marroco. Os alunos da escola Donicia Maria da Costa apresentaram a peça Contos da Vida Real que na verdade no projeto trata-se de um exercício teatral desenvolvido a partir de histórias de grandes gênios da literatura brasileira, quais sejam: * de Artur azevedo: Plebiscito e as asneiras do Guedes * de Jô Soares: É difícil a gente se entender; * de Nelson Rodrigues: O Pediatra e a Dama do lotação; e * de Luis Fernando Veríssimo: Lixo O Elenco foi composto por Zenita, Pedro, Cristiane, Osmarina, Antoninho, Janete, Nerci, Elizéia e o professor André. A apresentação foi as 19:30h do dia 20 de novembro e foram prestigiar os colegas lá no TAC boa parte dos alunos da escola. Posteriormente o elenco reapresentou na escola José do Valle Pereira. Parabéns atores! Foi muito lindo! Olhem a fotinho do pessoal:
Aos poucos o país vem demonstrando um maior interesse pelo tema diversidade. Pelo dicionario diversidade tem acepções como diferença, variedade, contradição, oposição e estas últimas têm como antônimo a harmonia. Harmonia, por sua vez é o que desejamos para este mundo cheio de diversidade étnico, racial, religioso, etc. No Brasil, acontecem no mês de novembro muitas atividades que exploram este tema em especial, devido a nossa história com os negros e índios. Na semana do dia 20 de novembro, especificamente, se debatem ainda mais sobre a diversidade étnico-racial e o dia da consciência negra. Florianópolis e a Secretaria municipal de educação também realizaram debates envolvendo esta temática. O desafio foi “oportunizar no âmbito da Rede a vivência e o entendimento do jeito de ser, viver e pensar as diferentes culturas, bem como, entender as diferentes contribuições dos povos, para a ciência, a tecnologia e a filosofia, assim como, a produção cientifica, artística e a política na atualidade, fortalecendo a solidariedade, a cooperação e o diálogo no enfrentamento dos conflitos e contradições repudiando todas as formas de preconceito, discriminação e violência”. E a partir desse entendimento que se propôs o IV SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS no Intercity Hotel. Neste seminario, abordou-se temas vinculados como a implantação da lei federal 10.639/03 que obriga o estudo da historia, literatura e cultura afro-brasileira na grade curricular de escolas públicas e privadas, reflexões sobre a educação das relações étnicos-raciais além de apresentações culturais e reflexões pedagógicas. A programação contou com lançamento de livros, apresentações culturais, relatos de experiências e homenagem a Zumbi dos Palmares do CEC Criança Fazendo Arte com apresentação do cantor Vlademir Rosa. Na ocasião, para representar o núcleo Saco Grande/João Paulo os professores Silvio, Margareth e Maricéia participaram do evento.
O Núcleo Saco Grande está localizado em duas Escolas: Donicia da Costa no Bairro Saco Grande e José do Valle Pereira no bairro João Paulo. Foi fundado no bairro Saco Grande no ano de 2007 através dos esforços da Senhora vice presidente Rosangela Amorim (NINA) do Conselho de Moradores do Saco Grande(COMOSQ). Atualmente funciona com 1 turmas de 1º segmento, 3 turmas de 2º segmento no Saco Grande, 2 turmas de 2º segmento no João Paulo, onde tem um coordenador Bruno Jackson Severino, uma alfabetizadora, Irani Bueno Recchia, uma auxiliar, Jussara Martins de Souza e oito professores de área: Orélio Augusto Parcianello, Leila Nascimento, Renata Silvia M. Fonseca, Juliana Sussel Gonçalves Mendes, Sávio Lopes Pavanello, Maricéia da S. VillasBoas, Pedro Michalczuk e Sergio Gonzalez.