sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Diversidade

Aos poucos o país vem demonstrando um maior interesse pelo tema diversidade. Pelo dicionario diversidade tem acepções como diferença, variedade, contradição, oposição e estas últimas têm como antônimo a harmonia. Harmonia, por sua vez é o que desejamos para este mundo cheio de diversidade étnico, racial, religioso, etc.
No Brasil, acontecem no mês de novembro muitas atividades que exploram este tema em especial, devido a nossa história com os negros e índios. Na semana do dia 20 de novembro, especificamente, se debatem ainda mais sobre a diversidade étnico-racial e o dia da consciência negra. Florianópolis e a Secretaria municipal de educação também realizaram debates envolvendo esta temática. O desafio foi “oportunizar no âmbito da Rede a vivência e o entendimento do jeito de ser, viver e pensar as diferentes culturas, bem como, entender as diferentes contribuições dos povos, para a ciência, a tecnologia e a filosofia, assim como, a produção cientifica, artística e a política na atualidade, fortalecendo a solidariedade, a cooperação e o diálogo no enfrentamento dos conflitos e contradições repudiando todas as formas de preconceito, discriminação e violência”. E a partir desse entendimento que se propôs o IV SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS no Intercity Hotel.
Neste seminario, abordou-se temas vinculados como a implantação da lei federal 10.639/03 que obriga o estudo da historia, literatura e cultura afro-brasileira na grade curricular de escolas públicas e privadas, reflexões sobre a educação das relações étnicos-raciais além de apresentações culturais e reflexões pedagógicas. A programação contou com lançamento de livros, apresentações culturais, relatos de experiências e homenagem a Zumbi dos Palmares do CEC Criança Fazendo Arte com apresentação do cantor Vlademir Rosa.
Na ocasião, para representar o núcleo Saco Grande/João Paulo os professores Silvio, Margareth e Maricéia participaram do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário