O convite partiu da professora Maricéia que contou com o apoio da equipe docente. O Professor Jean se propôs a dar uma palestra informativa e trouxe com ele um baúl de animais que fazem parte da coleta do CIT. Com uma linguagem bem agradável e com uma dinâmica super 10, o professor mostrou a importância de se conhecer os animais que habitam a região para evitar e combater casos de urgências como picaduras e envenenamentos. A maioria dos animais estavam mortos, mas o público conheceu alguns vivos.
A palestra foi realizada na unidade João Paulo, na escola Valle Pereira porque a escola Donicia da Costa continua em reformas. Com o apoio do datashow e outras mídias o professor mostrou imagens autênticas, contribuindo assim para o entendimento de nossos alunos. Tivemos a participação de todo o núcleo com alunos do primeiro e segundo segmento que se deslocaram até a escola do bairro João Paulo.
Para quem não sabe o CIT atende em casos de urgências de picadas de animais peçonhentos, agrotóxicos, ingestão de medicamentos, etc. Através do telefone 0800 6435252 é possível obter todos os dados. O trabalho no centro é 24 horas, funcionando inclusive nos sábados, domingos e feriados. A sede fica no Hospital Universitário e conta com um banco de dados sobre intoxicações. Segundo a AGECOM "No ano passado o número de ligações chegou a nove a mil. A maioria das ligações são de médicos e a procura aumenta bastante no verão". Para quem quiser saber mais e buscar materiais informativos deve ligar para o telefone citado ou entrar no site do centro de ciências da saúde da UFSC. A ligação é gratuita.
O centro também faz palestras e produz material informativo para distribuição no interior do Estado. Atualmente, o grupo conta com pouco mais de 30 pessoas, entre eles alunos de medicina e farmácia, coordenados pela professora Marlene Zannin. (AGECOM/UFSC)
Valeu Professor Jean, a intervenção estava muito boa!
Olá,
ResponderExcluirCom a palestra, proferida pelo Prof. Jean G. Souza, através de uma linguagem simples e dinâmica, os alunos, professores e coordenação do Núcleo Saco Grande/João Paulo, puderam sanar suas dúvidas sobre lagartas, escorpiões, aranhas e cobras venenosas na Ilha de Santa Catarina e a maneira de como se previnir de um "possível ataque" destes animais.
Na ocasião foram transmitidas informações sobre as caracterísiticas, onde vivem, os sintomas que a pessoa pode sentir após a picada, o que se deve fazer em caso de picada, como previnir o acidente, e outras informações básicas.
Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com animais vivos, sob a orientação dos professores.
Agradeço a todos pela colaboração e participação.
Espero que com esta palestra possamos interagir de maneira mais coerente com os animais, pois estes só atacam quando se sentem ameaçados.
E lembrem-se sempre: "Uma informação pode ajudar a Salvar Vidas".
Um grande Abraço e muito obrigada prof. Jean.
Prof. Maricéia Villas Boas
A palestra feita pelo professor Jean trouxe informações importantíssimas para os alunos. Valeu a pena.
ResponderExcluirabraços.
Carlos.
Parabéns pela iniciativa, pela palestra e por esse verdadeiro serviço de utilidade pública.
ResponderExcluirEduardo