domingo, 19 de outubro de 2008

Dia do Professor - 15 de outubro - Aos mestres com Carinho

Ser professor é diferente de estar professor, ainda que esta máxima seja muito escutada e digna de discussões. O fato é que ser professor é tudo aquilo que o aluno consegue sentir. É o ato de educar mais do que ensinar, transmitir conhecimentos. E para esta profissão (nem sempre reconhecida) foi feito um dia para homenagear aqueles que de certa forma querem transformar a vida de cidadãos e enriquecer o saber.
No núcleo Saco Grande/João Paulo tivemos homenagens ao corpo docente que a recebeu com muita alegria. Alegria de saber que o trabalho é reconhecido e que fizemos sentir o quão importante é essa profissão.
As homenagens foram declamadas por Antoninho (Saco Grande) e Ana (João Paulo) Valeu alunos, pelo apoio. Sem vocês nós não estariamos aqui. Um forte abraço aos nossos alunos queridos de nós professores:
André, Bruno, Carlos, Cristiane, Eduardo, Luiziane, Margareth, Maricéia, Nilce, Pedro, Silvio, Sueli e Zulma
Ser professor*
É despertar a magia do saber
É despertar caminhos de esperança
É desvendar o mistério do cálculo da fala e da escrita
É criar o real desejo de ser.
É promover o saber universal
Especializar políticos, médicos, cientistas
Técnicos, adminsitradores, artistas...
É participar profundamente do crescimento social.
É trabalhar em grande multirão
lançando as primeiras frases
que transformarão idéias em projetos
Executados em terra firme ou em imensidão
É não se dar conta da amplitude
de um trabalho que é MISSÃO
Mover o mundo através do operário ou
presidente que um dia passou por sua mão

(Autor desconhecido)


*Esta é nossa pequena homenagem, mas de grande valor, nís alunos e alunas da Eja unidade João Paulo desejamos, muita saúde, perseverança e agradecemos pela dedicação e paciência conosco.

5 comentários:

  1. Vejo o quanto é importante o trabalho que fazemos na EJA.A cada dia aprendemos mais com os alunosprincipalmente,a solidariedade o respeitopara conosco.Por isso deixo esse pensamento a todos."O conhecimento nos faz responsáveis"(Ernesto Che Guevara" Parabéns a todos os professores!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os professores.
    "Não devemos permitir que alguém saia de nossa oresença sem se sentir melhor e mais feliz"(Madre Tereza de Calcutá)
    Abraços Margareth

    ResponderExcluir
  3. Obrigada queridos alunos pela consideração para com todos nós que trabalhamos no Núcleo Saco Grande.Abraços Margareth

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer o carinho que recebo diariamente de vocês colegas de profissão e alunos.
    Deixo este texto retirado do Livro "Histórias para Aquecer o Coração" de J.W. Schlatter, como agradecimento a todos e retratar um pouco do que somos como professores.

    Sou Professor
    Nasci no exato momento em que uma pergunta surgiu na boca de uma criança.
    Fui muitas pessoas em muitos lugares.
    Sou Sócrates, estimulando os jovens de Atenas a descobrirem novas idéias através de perguntas.
    Sou Anne Sullivan, dedilhando os segredos do universo na mão estendida de Helenm Keller.
    Sou esposo de Hans Christian Andersenh, revelando a verdade através de inúmeras histórias.
    Sou Marva Collins, lutando pelo direito de cada criança à educação.
    Sou Mary MacCleod Bethune, construindo uma escola para meu povo, usando caixotes de laranja como carteiras.
    Os nomes daqueles que praticaram a mesma profissão, formam um corredor da fama em benefício da humanidade. Buda, Confúcio, Gandhi, Moisés e Jesus. Tantos e tantos outros!
    Também sou aqueles cujos nomes e rostos já foram muito esquecidos, mas cujas lições e o caráter sempre serão lembrados através das realizações de seus discípulos.
    Tenho chorado de alegria nos casamentos de ex-alunos, dividido a alegria no nascimento de seus filhos e permanecido de cabeça baixa, pesaroso e confuso, ao lado de sepulturas abertas cedo demais, para corpois jovens demais.
    Ao longo de um dia, sou solicitado como ator, amigo, enfermeiro, médico, técnico, aquele que descobre objetos perdidos e empresta dinheiro, como motorista de taxi, psicólogo, pai substituto, vendedor, político e mantenedor da fé.
    A despeito de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, não tenho tido, na verdade nada a ensinar, pois meus alunos contam com eles mesmos para aprender, e sei que é necessário o mundo inteiro para nos dizer quem somos.
    Minhas maiores dádivas estão no que desejo receber, agradecido, dos meus alunos.
    A riqueza material não é um dos meus objetivos, mas estou o tempo todo à cata de um tesouro na busca de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos, e na minha procura constante por esses talentos, às vezes encobertos pelo derrotismo.
    A um médico é permitido trazer a vida ao mundo num momento mágico. A mim é permitido ver que a vida renasce a cada dia, com novas perguntas, idéias e amizades.
    Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, a estruturapoderá´permanecer por séculos. Um professor sabe que se construir com amor e com verdade, sua construção vai durar para sempre.
    Sou um guerreiro, lutando dia a dia contra a burocracia do sistema educacional, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: Inteligência, Curiosodade, Apoio, Criatividade, Fé, Amor e Risos, todos torcendo incondicionalmente pelo meu partido.
    Tenho um passado rico de lembranças. Tenho um presente de desafios, aventuras e divertimento, porque me é permitido passar meus dias com o futuro.
    Sou professor... e agradeço a Deus por isso todos os dias.

    Abraços
    Profe. Maricéia S. Villas Boas

    ResponderExcluir
  5. É muito gratificante ser professor, muito mais gratificante é fazer novas amizades e principalmente conhecer pessoas maravilhosas como vcs professores da EJA - Saco Grande.
    Um forte abraço e muitas risadas.

    ResponderExcluir