terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Conselhos de Classe


O conselho de classe da educação de jovens e adultos foi um grande aprendizado de vida pelo menos para nós professores que nunca tínhamos trabalhado com esta modalidade. Mais do que saber o que o aluno escreveu nos intermináveis questionários; foi saber face a face, o que eles pensavam sobre a EJA. Fizemos muitas perguntas e objetivemos respostas parecidas que no fundo revelam o perfil do aluno de EJA da grande Florianópolis. Para se ter uma idéia, a maioria gostou da metodologia que aqui na RME (rede municipal de educação) é via pesquisa. Porém, gostariam de ter um currículo próximo ao sistema regular com disciplinas que pudessem dar mais apoio as suas indagações. Concordam que aprenderam bastante com a EJA e sentimos que eles conseguiram aprender muitos valores como solidariedade, visão crítica para o mercado de trabalho, como pesquisar, interesse pela escrita e leitura, busca incessante pelo conhecimento. No entanto, seguiram enfatizando que gostariam de aprender conteúdos mais aprofundados pois sairão dali para seguir os estudos, ou seja, o segundo grau. Todos querem se certificar para conseguir um emprego melhor e poderem ajudar a suas famílias.
Foi interessante saber também que eles gostaram de trabalhar em grupo. Para muitos, trabalhar com a diversidade, com tantas personalidades foi um desafio que os propiciou a estarem aptos para a participação coletiva fora da escola. Existiram brigas e desafetos que eles mesmos procuraram resolver sem a interferência da equipe docente. Com a essa, não registraram grandes atritos e o relacionamento foi considerado normal.
Um ponto importante que eles relataram e que tem a ver com a questão de relacionamentos, foi sobre o que consideraram mais importante nesse ano de trabalho efetivo. Eles consideraram que a amizade e a possibilidade de conhecer outras pessoas foram o que mais lhes motivaram a continuar. Depois de falarem muito sobre as relações interpessoais a grande maioria agradeceu a toda a equipe, aos colegas e RME por possibilitarem a linda vivencia que tiveram nesse ano de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário