quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Palestra Prof. Jean - CIT/SC

Incentivado pela problemática sobre animais peçonhentos e venenosos, o núcleo Saco Grande/João Paulo recebeu no último dia 27 de outubro o Professor Jean do Centro de Informações Toxicológicas - CIT que está dentro do hospital universitario HU de Florianópolis.

O convite partiu da professora Maricéia que contou com o apoio da equipe docente. O Professor Jean se propôs a dar uma palestra informativa e trouxe com ele um baúl de animais que fazem parte da coleta do CIT. Com uma linguagem bem agradável e com uma dinâmica super 10, o professor mostrou a importância de se conhecer os animais que habitam a região para evitar e combater casos de urgências como picaduras e envenenamentos. A maioria dos animais estavam mortos, mas o público conheceu alguns vivos.

A palestra foi realizada na unidade João Paulo, na escola Valle Pereira porque a escola Donicia da Costa continua em reformas. Com o apoio do datashow e outras mídias o professor mostrou imagens autênticas, contribuindo assim para o entendimento de nossos alunos. Tivemos a participação de todo o núcleo com alunos do primeiro e segundo segmento que se deslocaram até a escola do bairro João Paulo.

Para quem não sabe o CIT atende em casos de urgências de picadas de animais peçonhentos, agrotóxicos, ingestão de medicamentos, etc. Através do telefone 0800 6435252 é possível obter todos os dados. O trabalho no centro é 24 horas, funcionando inclusive nos sábados, domingos e feriados. A sede fica no Hospital Universitário e conta com um banco de dados sobre intoxicações. Segundo a AGECOM "No ano passado o número de ligações chegou a nove a mil. A maioria das ligações são de médicos e a procura aumenta bastante no verão". Para quem quiser saber mais e buscar materiais informativos deve ligar para o telefone citado ou entrar no site do centro de ciências da saúde da UFSC. A ligação é gratuita.

O centro também faz palestras e produz material informativo para distribuição no interior do Estado. Atualmente, o grupo conta com pouco mais de 30 pessoas, entre eles alunos de medicina e farmácia, coordenados pela professora Marlene Zannin. (AGECOM/UFSC)

Valeu Professor Jean, a intervenção estava muito boa!

domingo, 19 de outubro de 2008

Dia do Professor - 15 de outubro - Aos mestres com Carinho

Ser professor é diferente de estar professor, ainda que esta máxima seja muito escutada e digna de discussões. O fato é que ser professor é tudo aquilo que o aluno consegue sentir. É o ato de educar mais do que ensinar, transmitir conhecimentos. E para esta profissão (nem sempre reconhecida) foi feito um dia para homenagear aqueles que de certa forma querem transformar a vida de cidadãos e enriquecer o saber.
No núcleo Saco Grande/João Paulo tivemos homenagens ao corpo docente que a recebeu com muita alegria. Alegria de saber que o trabalho é reconhecido e que fizemos sentir o quão importante é essa profissão.
As homenagens foram declamadas por Antoninho (Saco Grande) e Ana (João Paulo) Valeu alunos, pelo apoio. Sem vocês nós não estariamos aqui. Um forte abraço aos nossos alunos queridos de nós professores:
André, Bruno, Carlos, Cristiane, Eduardo, Luiziane, Margareth, Maricéia, Nilce, Pedro, Silvio, Sueli e Zulma
Ser professor*
É despertar a magia do saber
É despertar caminhos de esperança
É desvendar o mistério do cálculo da fala e da escrita
É criar o real desejo de ser.
É promover o saber universal
Especializar políticos, médicos, cientistas
Técnicos, adminsitradores, artistas...
É participar profundamente do crescimento social.
É trabalhar em grande multirão
lançando as primeiras frases
que transformarão idéias em projetos
Executados em terra firme ou em imensidão
É não se dar conta da amplitude
de um trabalho que é MISSÃO
Mover o mundo através do operário ou
presidente que um dia passou por sua mão

(Autor desconhecido)


*Esta é nossa pequena homenagem, mas de grande valor, nís alunos e alunas da Eja unidade João Paulo desejamos, muita saúde, perseverança e agradecemos pela dedicação e paciência conosco.

domingo, 12 de outubro de 2008

Coral da Paz

BubbleShare: Share photos - Craft Ideas

O dia 09 de outubro de 2008 foi um marco para os alunos da EJA Saco Grande - João Paulo. Por quê? Simplesmente a galerinha arrasou na apresentação em comemoração ao Dia Estadual e Municipal do Cidadão da Paz, do lançamento do Projeto Agente da Paz e do Livro do Major Dr. José Luiz Gonçalves da Silveira. 
O coral da PAZ, nome dado por eles mesmos para esse grande momento de integração e talento, começou em setembro quando os alunos do João Paulo fizeram a apresentação do coral para a Semana da Paz no auditório de centro de eventos da UFSC. A partir dái, outros alunos quiseram vincular-se à ele estruturando-o em 46 vozes de puro empenho. A música de trabalho é "Queremos paz" de autoria e arranjos do aluno Dorivaldo Bett. Também é interpretada pelos alunos das duas unidades. O coral foi coordenado e supervisionado pelo professor André da Cruz e teve apoio de todos os professores. Os alunos estavam uniformizados com uma camiseta confeccionada justo para esse fim com o símbolo da pomba da paz (de Picasso) que o professor Pedro, de artes projetou.
Na ocasião bebidas e canapés foram servidos ao término da apresentação para também receberem gratuitamente um exemplo do livro com direito a autógrafo dos próprios autores.
Nas fotos vocês podem conferir os ensaios do coral bem como a apresentação na Assembléia.
Parabéns a todos!

Queremos Paz (Dorivaldo Bett)

Hoje o ser humano está vivendo o que plantou:
As famílias sendo destruídas por falta de amor
Que o coração do ser-humano esteja sempre aberto
Pra sentir e ter no peito, mais compaixão

Ah! Queremos paz, queremos paz, queremos paz ahahahaha

Esperamos que todo o ser-humano plante outra flor
E viva em paz um novo amor
Queremos que neste evento germine a semente do amor e da paz

Outras opiniões podem ser conferidas no site Núcleos Eja Floripa

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Confraternização Extraclasse


No último dia 26 de setembro Andréia Pires -da unidade João Paulo- e sua familia ofereceram sua casa para uma confraternização. Alunos e professores aceitaram esse momento extraclasse divertindo-se e estreitando laços de amizade. Todos estão de parabéns pela acolhida. Estão prometendo outra festa...Onde e quando vai ser?

SOCIALIZAÇÃO SEGUNDO CICLO

Grande movimentação nas duas unidades de nosso núcleo. Os alunos finalizaram entre os dias 15 e 25 de setembro as socializações finais do segundo ciclo de pesquisas do segundo semento. No mesmo modelo anterior, eles enfocaram a pesquisas em temas que lhes interessaram no entanto procuram aproxima-los mais com a realidade local e onde vivem. Utilizaram-se de cartazes, videos e maquetes para mostrar o que investigaram.
Vale ressaltar que desde o inicio desse segundo ciclo de pesquisa a escola Donicia Maria da Costa está passando por uma reforma. Os alunos dessa unidade não puderam fazer uso da biblioteca e tampouco da sala de informática. Infelizmente, a obra está durando mais do que o prometido e os professores tiveram que contribuir de forma tímida mas rica, com materiais. O esforço dos alunos nos surpreendeu pois eles também procuram trazer materiais extras. Devido aos eventos paralelos os alunos não puderam ir à unidade João Paulo para fazer uso da biblioteca e da sala de informática.
Pelo menos eles finalizaram as pesquisas que estavam interessantes. Enfatizamos neste post a homenagem que a dona Zenaide fez aos professores a partir de sua problemática: Qual a história do pão? em parceria com a aluna Valderez. Zenaide é padeira e para demonstrar a trajetória do pão levou até o núcleo varios pães para degustação. Foi muito gostoso.
Não só o pão serviu para ser degustado. Na unidade João Paulo, a problemática sobre ervas medicinais também levou a público a investigação da equipe e algumas degustações de chás.

Abaixo deixamos a homenagem do pão para contemplação:

BubbleShare: Share photos - Craft Ideas


Aos nossos professores
A ciência de fazer pão é uma arte,
Mistura-se matematicamente todos os ingredientes vindos dos quatro cantos do mundo.
Este mundo com uma geografía muito cheia de cadeias montanhosas, rios, lagos, florestas, oceanos, manguezais cheios de vida, estudados pelas ciências.
Com esta pesquisa, sobre o pão, aprendemos que este alimento passou por diferentes países falando diferentes idiomas - por exemplo o espanhol - com diferentes histórias de guerra e paz, de amor e fraternidade, até chegar em nosso país falando português.
Portanto, com muita delicadeza e sabedoria, pegue todos estes ingredientes da historia, das ciências, da geografia, do português, do espanhol, da matemática.
Coloque todos em sua vida na EJA e com muita Arte, faça um delicioso e saboroso aprendizado.

Zenaide Ribeira de Souza

***********************************************************************************
Algumas das problemáticas apresentadas

Cristiane Santos, Juliana Santos e Francielle Santos
Qual a situação da doméstica no Brasil?

Valderez Marcos e Zenaide Souza
Qual a historia do pão?

Antoninho Santos, Valdomiro Martins e Valdete de Souza
Quais as características do folclore da Ilha de Santa Catarina?

Ivone do Conto e Elizabete Santos
Qual a história da catedral metropolitana?

Maria Schwarz, Elizéia Silva e Janete Ribeiro
Que medidas estão sendo tomadas para amenizar o preconceito contra negros, índios e pobres?

Zenita Boaventura, Rosângela e Tainara
Existem bruxas em Florianópolis?

Glória Espíndola e Pedro de Conto
Como conseguir o primeiro emprego?

Nerci Barbosa e Charlene Furtado
Qual a trajetória de Zezé di Camargo e Luciano?

Elizabeth Rodrigues e Rodrigo
Quais foram os primeiros meios de comunicação da era moderna?

Dorivaldo bett, Margareth Homem e Giselle Silva
Qual a importância da música na vida do ser-humano

Idésio Souza, Ivânea Santos e Ricardo Correa
Qual a importancia da história dos fortes da Ilha de Santa Catarina?

Djonata Goularte e Maicon Carvalho
Qual a importância das praias do norte da ilha?

Andréia Nascimento, Andreia Pires, Israel Santos e Claudete Machado
Por que a gravidez precoce continua sendo um grave problema na adolescência?

Croslei Duarte, Sandra Costa e Nair Silva
Como Madre Paulina se tornou santa?

Cristianny Costa, Salete Bento e Silvana Cordeiro
Quais as consequências que o cigarro provoca no ser-humano?

Eduardo Pereira e Edno
Qual é o processo de extração até o consumo do gás natural?

Andréia Pires
Como a doença "esquistossomose" se manifesta no homem?

Saulo Ferreira
O que é o conselho tutelar?

Júlia Bento Fabra
Qual a trajetória do Cazuza na música?

Rosilene da Silva
Que doenças são causadas pelo cigarro?

Joice Pereira, Josiane Pereira, Alexandre Machado
Quais as funções dos ossos no nosso corpo?

Moacir Oliveira, Jerry Pereira, Cláudia Melo
Índios Carijós, quem são eles?

Ana Lucia Souza, Simone lemos, Carlos Eduardo Soares
Qual a relação entre animais peçonhentos e venenosos?

Scheila Oliveira, Ivonete Peixoto e Maria Izabel Jorge
Quais os benefícios das ervas medicinais?

Rose Mare Gonçalves e Cristiane Costa
Qual a história do Mercado Público de Florianópolis?

Osmarina Souza, Daniel Aiala
Qual a importância da Figueira da Praça XV para a cultura de Florianópolis?

Izolete dos Santos, Paulo Cézar da Costa
Qual a história dos nomes da Ilha de Santa Catarina?

Claudia Roveda, Anderson Vieira, Silvana Godinho
Lixo que não é lixo, qual a importância da reciclagem para a natureza?

Claudia santos, Marilei da Cruz e Patricia da Luz
Você aceita uma pessoa portadora de síndrome de down do seu convívio familiar?